Bicicletas e Economia

Que a bicicleta traz benefícios para a saúde e para a qualidade do ar, todos nós já sabemos. Mas um estudo recente, realizado na Inglaterra, mostrou também o enorme benefício que a bicicleta traz à economia.

O relatório foi feito pela London School of Economics e aponta que, apenas no ano de 2010, a bicicleta rendeu aos cofres britânicos o equivalente a R$ 7,9 bilhões. Entre os fatores levados em consideração estão desde a redução de gastos com o sistema de saúde público (considerando melhorias na saúde dos não só dos próprios ciclistas, mas também da população como um todo, consequência da redução de emissões de poluentes) até empregos gerados pela bicicleta – de fabricantes de componentes até entregadores.

Também foi levado em conta o tempo perdido pelas pessoas nos congestionamentos. Segundo o site BikeRadar, um aumento de somente 20% nos níveis atuais de uso da bicicleta até 2015 poderia salvar aos cofres públicos ingleses 207 milhões de libras com redução de congestionamentos e 71 milhões de libras diminuindo a poluição.

Para quem tiver interesse em se aprofundar no estudo, foi disponibilizado um PDF com 24 páginas com o relatório completo (em inglês).

Enquanto isso, estima-se que o Brasil gaste R$ 28 bilhões por ano com acidentes de moto.

Fontes:
Último segundo – IG
Revista Bicicleta
TheCityFix
TransporteAtivo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s